Daily Post #1 SEM DINHEIRO NO BUSÃO

TC_0085_14A

Hoje na cidade de Campinas-SP foi o primeiro dia que os transportes públicos funcionaram sem os cobradores, era prevista uma greve, mas nada ocorreu, quero dizer, nada de greve. O que ocorreu foram inúmeras reclamações de passageiros com a nova lei dos ônibus – funciona assim: agora sem os cobradores, os passageiros são obrigados a ter um cartão de transporte (vale) ou então comprar um na hora com o motorista pelo valor de R$ 5,30 e depois ser reembolsado em algum ponto de troca (válido até o fim do mês) – que ao meu ver é válida, pois se pararmos para pensar, estavam ocorrendo muitos assaltos e mesmo muita corrupção entre os próprios motoristas e cobradores, a ideia de excluir os cobradores pode melhorar, pois você exclui a opção de pagar em dinheiro, sendo assim, nada para roubar.

O problema é: aonde colocar esses cobradores? Apenas demiti-los? Segundo o relato de um cobrador dois dias atrás, eles estariam sendo treinados para serem motoristas de novas linhas de ônibus e outros cargos internos. Sacanagem seria demitir todo esse pessoal.

Porém, o que ocorreu hoje foi uma grande desorganização. Primeiramente do marketing da campanha, por ter começado muito tarde, ou seja, uma parcela da população que não anda de ônibus todo dia não ficou sabendo; segundo dos postos de venda e troca desses passes temporários, que também não fizeram um merchan do que iria acontecer; depois dos motoristas, que se atrapalharam muito, tanto para dirigir quanto para cobrar e explicar aos passageiros sobre o ocorrido (pelo menos nos ônibus que eu utilizei hoje estava assim); por último do terminal rodoviário, que não se responsabilizou em avisar os passageiros que aqui em Campinas estava acontecendo essa mudança – em uma das linhas que utilizei hoje, foram umas quatro ou cinco pessoas que tiveram que descer, pois não sabiam da nova regra e/ou eram de outra cidade -.

A iniciativa é excelente, agiliza muito o embarque, mas deve ser melhor divulgada, pois tem uma galera se dando mal.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s