O REPÚDIO A ZOERIA

Brasileiro é um dos povos -quiçá o povo – mais ‘zoeiros’ de todo planeta, a comédia me parece estar intrínseca na alma do brasileiro e isso é sinal de que, por mais que soframos com pobreza, má distribuição de renda, corrupção e falta de leis que assegurem os direitos básicos do cidadão, sabemos fazer piada e amenizar a situação. O último caso vêm sendo os inúmeros convites de eventos no Facebook cujos temas se remetem a músicos, bandas, livros, filmes, artistas e políticos. Todos eles com um adendo humorístico que, na minha opinião, deixam as horas gastas nas redes sociais muito mais interessantes.

Fui procurar saber aonde começou essa leva de “eventos”, mas não obtive êxito. O que posso afirmar é que essa ideia é de autoria 100% brasileira!

Os eventos inusitados no facebook geraram risos e estranhezas nesse começo de ano. Peço encarecidamente que não deixem a zoeira morrer!

Os eventos inusitados no facebook geraram risos e estranhezas nesse começo de ano. Peço encarecidamente que não deixem a zoeira morrer!

Uma das únicas coisas que me deixou preocupado com esses casos, são as pessoas que ficam repudiando esses eventos usando o argumento: “É por isso que o país não vai para frente, brasileiro faz piada de tudo!”

Pois bem, caro revoltadinho defensor da Santíssima Trindade da Ordem Brasileira, primeiramente vamos entrar no quesito cultura. A cultura brasileira é uma das mais ecléticas do mundo, visto isso pelo fato de termos sido um país invadido e colonizado por muitos povos, portugueses, holandeses, franceses e mais para frente os norte americanos, nossa cultura é única pelo fato dela ser um mix de todas  as outras (mais os diversos povos indígenas da região) fazendo com que o Brasil não tenha uma cara ‘preto no branco’. Essa cultura ainda possui o valor de ser maleável, isso significa, pelo Brasil ser um país novo, ele se modifica até arranjar uma identidade temporária. Fomos exportadores, importadores, exploradores, criadores, acumuladores, batalhadores… E isso foi mudando com os tempos – claro, sem deixar de perder toda a essência do modelo anterior – a fim de encontrarmos novamente algo que faça o povo feliz.

A segunda parte do quesito cultura será breve, rápida e rasteira: Cultura não é só o que você gosta, aceite isso.

Na terceira parte, gostaria de me aprofundar com a primeira parte da frase principal: “é por isso que o Brasil não vai para frente”. Averiguando essa frase, só me vem uma ideia na cabeça, tal pessoa que profane isso está propondo que sejamos um povo que não se divirta, sente e trabalhe que nem condenado e ao final do dia vá para casa, durma e comece tudo de novo? Não sei, mas me parece estranho e difícil de aceitar uma sociedade infeliz assim. tecnicamente com esse esforço hipotético citado acima – e com muito estudo – o país caminhe para ser um Japão ou uma Suécia, mas isso esbarra no mais importante legado cultural: nosso espírito divertido. Adoramos comédias, fazer brincadeiras e nos sentimos a vontade para zoar quem nós quisermos (com coerência e aceitando depois se dar mal por isso, claro).

Isso atinge a quarta parte, a sequência da frase: “brasileiro faz piada de tudo!”. Sim, fazemos e isso é até de certa forma bom, tomando as devidas circunstâncias e cuidados um povo que faz sátira de seu modo de vida e de sua própria cultura é um povo crítico e feliz.

Tantas coisas atrasam o crescimento brasileiro: má distribuição de renda, taxas e impostos desiguais, corrupção e lavagem de dinheiro, má educação (podem ver nos meus dois posts sobre educação: post1 post2) entre outros. culpar a comédia e a zoeira pelo atraso brasileiro é irrelevante… chega até a ser cômico.

Apesar de tudo, temos o humor em nosso sangue e não será nenhum estraga-prazer que mudará isso, desculpe.

VAI TER ZUEERA SIM

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s