MC PEDRINHO 18+

“Dom dom dom dom, Dom dom dom, estava aqui no baile escutando aquele som… Dom dom dom dom, Dom dom dom, ajoelha se prepara e FAZ UM BOQUETE BOM”. :/

12 anos de idade, muito dinheiro no bolso e muitas futilidades na língua, esse é MC Pedrinho.

13 anos de idade, muito dinheiro no bolso e muitas futilidades na língua, esse é MC Pedrinho.

Cultura o Funk já é, não adianta chorar e bater o pé dizendo que não. Cultura não é apenas o que você curte – quem me dera fosse assim, galera tava ferrada comigo – e temos que aceitar isso, agora a cultura não necessariamente é “livre para todos os públicos”, ou seja, deve haver um controle para que a cultura ao mesmo tempo não seja censurada ou totalmente liberada e atinja camadas da sociedade que não deveriam se aproximar das mensagens obtidas nela. Existem vários tipos de Funks e funkeiros: Ostentação, Socialização, Conscientização e o mais comentado, Putaria. Sim, é fato, o Funk putaria é o mais escutado hoje em dia (veja no You Tube a quantidade de visualizações que as músicas têm) pelos brasileiros, talvez pois eles retratam uma vida que todo homem heterossexual machista gostaria de ter: muitas mulheres a sua volta fazendo o que ele quisesse a qualquer momento. Isso é mercado, esse tipo de música vende mais e eu não condeno essa parte. Eu condeno os cantores e produtores…

Tudo bem Kanye West cantar o que canta, 50 cent, Ice Cube entre outros, são homens maiores de idade cientes de suas responsabilidades, suas músicas e ritmos muitas vezes são muito boas. Mas o caldo começa a engrossar quando vemos garotos menores de idade cantando letras sobre um mundo que tecnicamente não deveria ser conhecido na prática por uma criança de 13 anos. E essa é a idade da bola da vez, o funkeiro MC Pedrinho, com milhões de visualizações no You Tube e uma legião de fãs pelas cidades brasileiras, o menor lota a casa onde chega, muita responsabilidade para um garoto tão jovem, mas até aí é problema dos pais e dos empresários dele. O que traz o garoto para uma discussão mais em aberto são suas letras, vai aí uma comparação:

“Se é matemática eu vou ter que te ensinar… 40% oral, sessenta pra tu sentar”

– Pedrinho, 13 anos

“Tire sua calcinha agora, tire-a, tire-a, tire-a, tire-a, a-go-ra”

– Snoop Dogg, 31 anos (quando lançou a música)

Vejam que a discrepância está na idade, seria injusto punir a música, mas sim quem a canta e para quem canta. Os shows de Pedrinho normalmente possuem classificação para maiores de 10 anos, trazendo em massa a grande maioria de seus fãs: jovens de 13 a 17 anos. Suas músicas tocam pouco nas rádios, mas bombam em qualquer carro da rua… Aqui em Campinas pelo menos não tem nenhum dia que eu esteja na rua e nãoescute alguma música do garoto. O Ministério Público, que dias atrás vetou um show que o garoto iria fazer em Fortaleza e decidiu se empenhar de vez na proibição das músicas de Pedrinho. novamente eu reintero, o problema não são as músicas, o problema é quem canta. Em qualquer parte do ocidente letras como essas para um show receberiam classificação indicativa pelo menos para maiores de 16 anos, aqui no Brasil não está sendo diferente e caso a liminar aconteça, Pedrinho será proibido de se apresentar até completar idade exigida para a classificação etária de seus shows. A discussão é difícil, pois muitas vezes os menos informados acham que o MP está tentando “calar” o garoto por suas músicas e não é.

Qualquer um teria o direito de cantar o que quisesse estando protegido pela lei de livre expressão, mas além de ser cultura a música influencia e o receio do MP é que Pedrinho estaria ganhando dinheiro encima do preço de influenciar jovens a atividades sexuais muitas vezes ilícitas. Pedrinho não deixa o estupro claro em suas músicas, mas qualquer bom ouvinte entende que ele é como se fosse um belo cafetão e suas putinhas fazem o que ele quiser. Isso me remete a um episodio da série South Park onde Butters começa um esquema de cafetinagem e nem percebe, vista tanta inocência no garoto.

Pedrinho não é inocente, ele sabe muito bem do que fala em suas músicas, mas não sabe da influência que elas podem causar em alguns jovens e crianças, por isso arrecadar dinheiro com isso seria má influência. Tentei, imagino eu com êxito, fugir do clichê de “funk é uma merda mesmo” e explicar que sendo ruim ou bom existe e pode ser ouvido, mas colocar um menor de idade reproduzindo um mundo que ele não deveria participar é estranho e perigoso. Caso o MP consiga o desejado não vejo porque ficarmos descontentes, ele está sim fazendo algo inconsequente.

Advertisements

4 thoughts on “MC PEDRINHO 18+

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s