FAQ’S & TRETAS – MAIORIDADE PENAL

SIM, esse post saiu mais rápido que eu esperava. Lidar com uma sociedade que não se esforça nem o mínimo para não se alienar é fogo. Recebi alguns comentários construtivos e outros completamente ignorantes sobre meu último post onde me posiciono contra a redução da maioridade penal (clique aqui), vou tentar respondê-los ponto a ponto e assim exemplificar minhas idéias:

1) “Policial mata mais que adolescente?” – Sim, existem dados de que a PM de São Paulo além de matar mais jovens do que as Policias norte americanas, ainda mata mais do que morre. É um jogo de poder onde os jovens já corrompidos são levados pela emoção de destruir o simbolo máximo de poder do Estado e os membros desse poder são levados pela vontade de acabar com a violência que seus próprios patrões impuseram, se por um lado há uma limpeza pelos paramilitares, por outro há uma limpeza étnica e social partindo de muitos fascistas que direcionam seus peões para dentro das comunidades tentando “cortar o mau pela raiz”. Veja os dados aqui.

2) “Não me interessa! vagabundo é vagabundo! Escolheu não viver uma vida digna, arque agora com as consequências!” – São visões individualistas e elitistas que promovem a desigualdade no país, pergunte para 100 bandidos se eles desejariam ser alguma coisa diferente, digamos que 50 te diriam que sim, 30 diriam que sim, mas não se importam, 10 diriam que não (sim, tem louco para tudo) e os outros 10 não saberiam responder (com tanta lavagem cerebral e tantas dúvidas, ele criou um lifestyle e só sabe viver assim, infelizmente). Foi o povo mais desenvolvido, primeiro a Casa Grande depois todos os preconceitos da burguesia que jogaram os pobres onde eles estão agora. Esse mesmo pessoal que compõe boa parte da famigerada Elite Branca é também responsável pela imposição dessa ideologia nas próprias favelas e bairros pobres, visto que boa parte da população que utiliza a frase marcada acima vem dessas comunidades.

3) “Se tem idade pra matar, tem idade pra ser preso!” – Não vou dizer que não concordo, mas de novo, não usemos do método indutivo para sanar os problemas sociais do país, existem casos e casos, generalizar e colocar todos no mesmo balaio é como dizer: “existem políticos corruptos logo todo político é corrupto”. E a historia por trás da vida desse sujeito? não é levada em conta? Possibilidade de reconstrução? As cadeias brasileiras são fábricas de bandidos muito piores, como disse no outro post, são piores que o mundo aqui fora.

4) “Você pensa assim até entrar um cara na tua casa, estuprar tua mãe e matar teu pai na tua frente” – Bom, aí você tem quase toda a razão, eu serei altamente levado pela emoção e vou querer, não justiça, mas vingança dessa pessoa, independente de idade. É complicado, eu estou sujeito a isso sim, todos estamos, se não acontecer, excelente, mas se acontecer seria uma tragédia, no outro post eu disse que não sei a dor real de uma família cujo isso ocorreu, deve ser horrível, mas seria mais um foco isolado, essa lei na verdade foi vencida pelo apelo das famílias que foram destruídas pelos menos de 2% de jovens criminosos. Não sei se minha razão e minha moral mudariam minha mente a ponto de querer acabar com a vida de quem acabou com a minha vida. Não sou religioso, mas acredito que essa pessoa merece um perdão, uma chance. Indiretamente ela não tem culpa, AGORA se daqui a alguns anos começarmos a ver crianças muito mais novas entrando pro crime, não diga que não avisamos!

11081205_562855593857257_4497827725849490175_n

Esses foram os quatro pontos principais das discussões, a maioria de nós, classe média provavelmente vamos viver e morrer sem ver um amigo, conhecido ou parente próximo dentro da nova faixa etária para ser preso sendo preso, porém, meus caros, onde a cobra fuma a realidade vai ser bem diferente. Modificando essa lei, você coloca na mão dos que decidem quem vive e quem morre na favela um novo poder misturado com uma sensação de vingança, agora além do Estado acabar com os pobres, ele liberou para os policiais poderem fazer uma grande limpeza étnica nesses lugares. Vai ser lastimável.

Leave a Reply

