BOM DIA.

tumblr_njhvk3QTsg1r1ms15o2_1280

“A Família é a primeira noção de hierarquia e, tal como as famílias se reproduzem, as instituições sociais também se reproduzem, a cultura se reproduz, a ilngua se reproduz, os preconceitos se reproduzem (…) A distinções em si não são ruins, o problema acontece quando a cultura e a sociedade começam a inventar valores para essas distinções sociais, como se uns fossem mais importantes que os outros – como se uns fossem melhores que os outros, como se uns tivessem que reverenciar os outros, como se uns tivessem que se humilhar perante os outros -, a tal ‘Violência Simbólica’.” (Talcott Parsons).

“Se dizemos que há distinção social elementar entre homem e mulher, temos que admitir que essa divisão social vem falhando, em algum momento na história dos antepassados, ela não se tornou somente um ideal de divisão entre ‘o melhor e o pior’ – entre o soberbo e o humilhado, ou o caçador e a que cozinha a caça – em algum momento na história da humanidade, nós chegamos a encontrar o extremo absurdo, onde o homem inventa a propriedade da mulher para si” ( Pierre Bourdieu).

(maldito seja) E isso ainda existe em várias sociedades, a sombra desse passado ainda nos persegue e nossa sociedade ocidental humanista secular, laica, tecnológica [..] aonde não somente existem homens e mulheres, como manda o padrão, mas também lésbicas, gays, travestis, transsexuais, bissexuais… putas, merecem uns mais respeito – e dignidade – como os outros. E os que lhes negam tal respeito, tal cidadania são os mais trogloditas, mas estão lá, no topo pagando de “dotô” de terno e gravata e rindo de nossa cara, da cara dos que sequer gostam de parar para pensar (bando de desgraçados), de entender que o que se pede não é a destruição dos pilares que sustentam a sociedade (essa sociedade machista, misogena, homofóbica, elitista e racista) e sim a reorganização para algo mais justo. Não sei se alguns marxistas estão certos de que essas desigualdades só vão acabar quando não houverem mais oprimidos e opressores, pois se tratando de luta de classes, o intrínseco ideológico também conta como arma inteligente dentro da sociedade, independente de camada social (economicamente falando). Enquanto houver um oprimido repetindo o discurso do opressor, haverá desigualdade, enquanto não houver harmonia entre os diálogos haverá desigualdade, enquanto o deputado, o senador, o prefeito, o vereador, a presidente não entenderem que eles são também parte do “povão”, haverá desigualdade, enquanto você não entender que a blusa que eu comprei na Renner aquece da mesma maneira que a blusa que você comprou na Lacoste, haverá desigualdade. Mas você está condicionado – estamos condicionados – a achar tudo bem em vendermos nossa força de trabalho em troca de mazelas mizeráveis que gastamos em comida, bebida, supérfulos, prazer e o resto em impostos, não que seja ruim, mas que são criticados por não haver retorno. Enquanto houver egoísmo extremo haverá desigualdade.

Não há soluções que já não foram propostas, há apenas grandes grupos sociais egocêntricos que não estão dispostos a largar o peixe de maneira alguma, desviam milhões de obras públicas e privadas para suas contas na suíça a troco de enfiarem todo esse dinheiro no rabo antes de morrer, pois o fim de um petista, um tucano, um liberal, um revoltado online, um homossexual, o meu, o seu é o mesmo. A sete palmos embaixo da terra.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s