“PARECEM HOMENS JOGANDO”

Na última quarta feira, presenciamos via TV aberta mais um vexame do futebol nacional. Apática, a seleção masculina brasileira de futebol, ou melhor dizendo, o Neymar FC levou mais um baile, mais uma aula de futebol, ainda bem que não foi 7×1. A Colômbia jogou melhor desde os primeiros minutos e soube segurar o ímpeto do “time de um jogador só”, sem Neymar brilhante – que ele É – a seleção pífia foi alvo fácil das interceptações de Armero, Zuñiga, Cuadrado e do craque James Rodríguez. Resultado? 1×0. Foi pouco, mas o Brasil recebeu sua punição mais doída no fim da partida: Neymar fora por 2 jogos por ter se envolvido em uma briga após o apito final, ainda dentro de campo.

Mas não vamos mais falar desses moleques comandados pelo Dunga, pois enquanto eles não aprenderem a jogar independente de ter ou não Neymar em campo, serão apenas um conjunto de bons jogadores e não uma seleção.

Falaremos da seleção que joga como um time, coeso, humilde, de um toque de bola envolvente e talentos individuais que fazem a diferença, o time da melhor jogadora dos últimos tempos, da mulher que já cravou seu nome na história com recordes atrás de recordes. Sim, a Seleção Feminina de futebol brasileiro está jogando bonito. Está acontecendo no Canadá, simultaneamente à Copa América, um tal de Mundial Feminino de Futebol, sabem? A popular “Copa do Mundo” e nossas meninas estão dando um show, classificadas para as oitavas de final, elas vêm mostrando que a escola de futebol feminino brasileiro não é só uma válvula de escape para as meninas que querem praticar um esporte com mais contato e, para não perder o costume, são invisibilizadas pela mídia, visto que o futebol dos homens arrecada mais doletas para os bolsos dos grandes empresários (cultura/esporte: negócio). Mas o que mais me instiga não é a falta de visibilidade ou as notas de rodapé nos jornais e sim os comentários explicitamente machistas que são ditos, com intuito de “agradar” as meninas.

“Nossa, elas jogam muito bem! Jogam como homens!” – Mas como assim, fera? Você já viu uma partida de futebol feminino? Se visse e prestasse atenção, saberia que o futebol delas tem raça sim, é pegado sim, assim como tem muita habilidade, porém a ponte entre o jogo delas e deles resume-se às regras e apenas.

“Jogam mesmo, muito bonito, dá até para jogar de igual para igual com os homens” – Desculpe, mas eu vejo dois erros grotescos nessa afirmação. O primeiro vem em querer desmerecer o futebol feminino e exaltá-lo apenas porque eles acreditam que as garotas da seleção seriam capazes contra os impiedosos homens da seleção.  O segundo vem em consequência do primeiro, pois sejamos realistas, como já dito, o futebol masculino é comparável com o feminino apenas nas regras, pois o estilo de jogo é diferente, e não, não é comparação de “tal estilo é melhor ou pior”, mas simplesmente não há comparação, pois não há o que se comparar.

Não vou me estender, apenas entendam que futebol é, antes de tudo, para nós, meros apreciadores, um esporte para ser apreciado, para curtir e torcer, nós temos intrínseco na mente que o futebol feminino é “mais feio” que o masculino, pois crescemos assistindo apenas os homens jogarem, porém não pode haver comparação, são maneiras diferentes de praticar o mesmo esporte.

Sorte às duas seleções!

reunião pré-jogo das meninas da seleção. Futebol envolvente pode render um título que os rapazes deixaram escorregar em pleno Mineirão lotado... 7x1 foi pouco.

reunião pré-jogo das meninas da seleção. Futebol envolvente pode render um título que os rapazes deixaram escorregar em pleno Mineirão lotado… 7×1 foi pouco.

Advertisements

2 thoughts on ““PARECEM HOMENS JOGANDO”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s