UM PAPO LIBERAL

11900766_1165733150121678_2139454677_o

AMIGOS E POLÍTICA…

Quem não tem aquele amigo para todas as horas… Menos na hora de debater política, aí a pessoa vira aquele pé no saco, só faz discurso apaixonado e baixa o nível da discussão? Pois é, sempre temos nossos prós e contras, porém não é por isso que perderemos nossa amizade, certo?

O mais interessante é quando opiniões adversas é a razão para certa aproximação, visto que para muitos são nessas situações que tudo vira um “deus nos acuda”, é interessante ver como o debate saudável aproxima as pessoas.

Aproveitando o gancho que as manifestações pró-impeachment, no próximo dia 16 de agosto está dando, resolvi exibir pontos de vista diferentes dos meus para que os leitores progressistas do blog vejam, com respeito e sem nenhuma balbúrdia, o que pensa um liberal. É claro que a opinião do meu convidado não representa a massa direitista brasileira,é apenas um colega da mesma idade que eu,  jovem adulto – classe essa que se diz mais interessada em política ultimamente – do estado de SP.

Conversei com Guilherme Mazetto, estudante de Psicologia (19 anos) da UFTM.

Preparei para ele um batalhão de perguntas sobre a política atual e situação do país e pedi para que ponderasse os fatos e me respondesse se no final vale a pena ou não arriscar a saída da presidenta Dilma Rousseff do planalto. Acompanhe:

COMO LIBERAL, COMO VOCÊ VÊ A SITUAÇÃO POLÍTICA PARA A GRANDE MASSA HOJE?

O Brasil de hoje, ao meu ver, é uma grande bagunça que funciona por teimosia e abundancia de recursos. Se por algum motivo um país com menos recurso se colocasse na mesma situação que o Brasil, entraria em colapso. No entanto, o brasileiro é acomodado e a riqueza é abundante. Temos comida, temos entretenimento barato e parcelamos nossos bens de consumo duráveis sem se importar muito com os juros.

Os maiores prejudicados no momento são os pequenos empresários, trabalhadores sem formação e os recém formados. Os pequenos empresários enfrentam infinitos empecilhos para se alocar no mercado, a maioria deles devido à burocracia governamental. Os trabalhadores sem formação são improdutivos (não necessariamente por opção própria) e não têm nada os empurrando para melhorar sua produção, então acabam ficando com as posições mais chão de fábrica, se é que conseguem algum trabalho com carteira. E os jovens recém formados, convencidos com seus conhecimentos universitários, não aceitam começar por baixo e acabam desempregados por opção.

 QUAIS OS PRÓS E CONTRAS QUE TODOS ESSES ANOS DE PT GERARAM PARA A POPULAÇÃO?

Pergunta difícil. Alguns diriam que o PT fez muitas universidades, o que não é verdade. O PT na verdade institucionalizou algumas escolas e faculdades como universidades, mas as mesmas já eram federais. Eu diria que o governo de Lula foi bom no sentido de estabilizar a economia por um tempo suficiente para se formar novos profissionais, mas o da Dilma praticamente foi uma descida sem parada. Os contras são infinitos, mas isso não é exclusivo do PT. Todo governo é passível de crítica. O mais fundamental seria um aparelhamento do sistema público para a manutenção do poder, através de dois meios: políticos (com alianças corruptas envolvendo desvios gigantescos de obras públicas para interesses do partido) e popular, com a compra de veículos midiáticos de grande impacto e pouca fiscalização, como blogs, páginas no facebook/twitter etc. Esse cenário praticamente impossibilita uma reação do povo ou da oposição sem aparentar “golpismo”, e cada informação contra o governo é atacada por todos os lados. Os que sobrevivem são chamados de extremistas.

SENDO A ESTABILIDADE ECONÔMICA UMA MARCA DO GOVERNO LULA, O QUE DEGRINGOLOU NESSES ÚLTIMOS CINCO ANOS?

Eu diria que a má gestão dos ministros da fazenda combinadas com a péssima gestão internacional da presidente, péssima escolha de ministros, além da própria ideologia comunista corroboraram para uma decadência econômica, social e educacional que aproximam o Brasil para algo parecido com o que a Grécia passa hoje: um estado inchado que depende apenas da abundância de recursos para se manter, uma vez que eles se tornarem inviáveis, não haverá Alemanha para nos salvar.

Hoje pagamos uma das maiores parcelas de impostos do PLANETA, e temos terríveis índices de educação, renda per capita e distribuição de renda. Algo está errado, e a presidente não parece entender.

UM DOS MAIORES ROMBOS AOS COFRES PÚBLICOS NO PAÍS ESTÁ SENDO DIVULGADO – LAVA JATO -, O ENVOLVIMENTO DOS DOIS EX PRESIDENTES AINDA NÃO FOI PROVADO, COMO O VOCÊ VÊ O SENSO COMUM LIDAR COM ISSO? É SAUDÁVEL?

Saudável é a palavra certa. O envolvimento com Dilma Rousseff é quase intrínseco quando se observa a gestão dela no ministério de minas e energia durante o EXATO período no qual as empresas envolvidas foram acusadas de desvios. É como se o gerente de um escritório não visse os funcionários roubando tinta da impressora, mesmo tendo que trocar os cartuchos a cada 2h. Só que nesse caso a impressora é o bolso do brasileiro, os funcionários são de diversos partidos, a maioria dos quais aliados ao PT e as impressoras que recebem a tinta roubada têm estranhas ligações aos integrantes do partido.

É bom que o povo esteja envolvido pois se balançar bastante uma árvore, as frutas podres caem. Uma pressãozinha fará apenas bem ao país. O partido NÃO é importante. A imagem da presidente NÃO é importante. O país é. FHC restaurou uma economia estupidamente destruída, mas a imagem que ficou dele é de um egoísta malvadão. Não interessa, o país pós FHC ficou melhor que o pré FHC. É isso que importa.

AINDA SOBRE A LAVA JATO, MAIS DE 80% DOS ENVOLVIDOS NÃO PERTENCEM AO PARTIDO DOS TRABALHADORES, POR QUE ESSE PESO NAS COSTAS DO PT?

Leia a resposta anterior.

A MÍDIA HOJE, TODOS NÓS SABEMOS QUE TEM LADO, PORÉM ALGUMAS SABEM PONDERAR E OUTRAS (FAMOSO PIG) SIMPLESMENTE PERDERAM TODA A CLASSE E ESCANCARARAM SEU DESEJO DE MANIPULAÇÃO DE MASSA, COMO VOCÊ FAZ PARA SE INFORMAR SOBRE OS ASSUNTOS POLÍTICO-SOCIAIS?

A maioria das informações que eu angario são de jornais menores ou independentes. Mercado Popular, Brasil 247, Spotniks, na maioria. A parcialidade está em todos, então acesso os grandes também. É possível tirar informações importantes de todo lugar, é só estar disposto à filtrar. Leio bastante o Estadão, Folha, Carta Capital e de vez em quando me arrisco no mar cancerígeno da veja para resgatar alguns eremitas como Narloch ou alguns seletos textos do Reinaldo de Azevedo. O importante é a variedade.

O MAIOR PARTIDO DE OPOSIÇÃO DO BRASIL, PSDB, SEMPRE SE COLOCOU À DISPOSIÇÃO DE VOLTAR AO PLANALTO, ELES JÁ OFICIALMENTE ESTÃO APOIANDO AS MANIFESTAÇÕES DO PRÓXIMO DIA 16, COMO VOCÊ VÊ ESSE JOGO DOS TUCANOS?

PSDB talvez seja oposição de poder, mas não ideológica. Social democracia é um caminho menos à esquerda que comunismo, mas certamente não é oposição. No entanto, é necessário começar uma quebra de sistema, portanto só o fato de outro partido nomear alguns ministros, já fará uma boa diferença. Há de se ter em mente que a oposição do PSDB é frouxa e o partido não se preocupa muito com causas sociais, mas do jeito que está, não fará tanta diferença. O apoio à manifestação é portanto válido para conseguir melhor imagem para uma eleição presidencial.

UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO DO POVO É QUE SE O PARTIDO DOS TRABALHADORES (OU ALGUMA ALA PROGRESSISTA) VIER A SAIR DO EXECUTIVO, MUITOS PROGRAMAS SOCIAIS PODERÃO SOFRER FORTES MUDANÇAS QUE PREJUDIQUEM OS INTEGRANTES, ALÉM DE COMUNIDADES BRASIL AFORA, COMO COTISTAS, GRUPO LGBT, MULHERES, INDÍGENAS E DEFICIENTES QUE TAMBÉM TEMEM UM REGRESSO EM SEUS DIREITOS, VOCÊ VÊ ALGUM PARTIDO POLÍTICO CAPAZ DE SEGUIR COM OS PROJETOS OU QUE MUDE PARA MELHOR A SITUAÇÃO DESSAS PESSOAS?

O PT usa as “minorias” como massa de manobra. Educar uma nação para reduzir os preconceitos é muito dispendioso e complicado. É melhor então manter o status quo e usar os programas sociais como grandes totens da igualdade. Um partido capaz de melhorar essa situação? No Brasil, ninguém além do NOVO parece pensar à longo prazo, mas a composição do mesmo está cheia de jovens revoltados. Precisamos de economistas e sociólogos, não de extremistas feministas seminuas ou conservadores evangélicos engomadinhos.

Acredito que o PSDB seria a solução mais agradável para a economia, mas em questão de social, o Partido Verde é bem mais consciente. Eduardo Jorge é um homem extremamente estudado em relação à movimentos sociais e um baita de um gestor. Ele seria um ótimo presidente, se tivesse a chance.

É POSSÍVEL CONFIAR EM MICHEL TEMER EM CASO DE IMPEACHMENT? -E EM EDUARDO CUNHA?

Olha, Temer parece um ótimo gestor e aprovou projetos que, embora não fossem de grande visibilidade, são muito interessantes. Também é relativamente preocupado com movimentos sociais e foi um dos nomes que eu menos vi nas investigações recentes, se é que vi. O problema vai ser convencer o povo que a maçonaria não quer dominar o mundo, rs.

Sobre Cunha: poder subiu à cabeça. Apesar de a oposição dele ser genuína, realmente ideológica, a visibilidade que ele tem ganhado ultimamente está preparando o solo para um plantio evangélico desnecessário. Se ele se preocupasse apenas em manter a bagunça sob controle, talvez fosse mais interessante.

O “PACTO PELA GOVERNABILIDADE” FOI O MAIOR ERRO DAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS, DILMA AGORA COLHE O FRUTO DE APERTAR A MÃO DO DIABO… COMO VOCÊ A GOVERNABILIDADE DA PRESIDENTA AMEAÇADA POR TER COMO ALIADOS MEMBROS DE UM PARTIDO COM FORTES TENDÊNCIAS A SE SEPARA E SE TORNAR (CASO TEMER OU CONHA ASSUMAM A PRESIDÊNCIA) O PARTIDO COM MAIS MEMBROS NOS DOIS PODERES?

Acho muito bom. Essas alianças são fadadas ao fracasso, é o preço da reeleição. Mas a separação seria, como eu já disse, uma troca de poderes, não de ideologia. A ideologia do Deus Estado tem que ser desconstruída, e esse não é o melhor caminho. Mas é uma opção.

VOCÊ VAI ÀS MANIFESTAÇÕES NO DIA 16 DE AGOSTO? POR QUÊ?

Se eu tiver tempo, quem sabe. Mas de início, acho que vou estudar mesmo.

A página pretende acompanhar de perto as manifestações do próximo dia 16 de Agosto, na cidade de Campinas-Sp. São esperadas 5mil pessoas no protesto.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s