QUANDO O NEGRO ATINGE A FAMA

Obviamente esse post não é um causo sobre minha pessoa – felizmente? Infelizmente? Quem sabe? -, porém me proponho nesse vinte de novembro, dia da consciência negra, tentar fazer uma análise sobre o mundo dos famosos realizando um recorte específico às celebridades negras, seja na televisão, cinema, política ou esportes.

Quando o sistema não consegue nos destruir, ele pratica métodos que vão absorvendo nossa cultura para nos encaixar no método que ele deseja e que faça o negro produzir dinheiro e alimentar o sistema, de quebra, o sistema ainda arranja uma desculpa para dizer que não é racista (“veja só, o presidente dos Estados Unidos é negro!”).

A fama, ao que me parece, vem carregada de prestígio e toda essa mistura que aos olhos externos – assim como os meus – se parece tão maravilhosa, pode ser um peso extra quando se é de uma etnia não privilegiada. Os negros ao longo da história foram massacrados em todos os sentidos e hoje não se é possível culpa-los por suas prepotências de “famosos” sem fazermos uma regressão ao que muitos passaram até que sua cabeça fosse moldada a desejar a fama como os brancos almejam.

Ascenção é estar em ação, é algo a ser conquistado, é processo e quando se atinge um nível de fama dada essa ascensão – e por conseguinte dinheiro – muitos negros são taxados de egocêntricos e outros adjetivos que se limitam a retratá-los como pessoas que “não sabem ser famosas”, vê-se muito na mídia a quantidade de críticas à celebridades afros a respeito do absurdo que fazem depois de famosas. O fato é que, bem como diz a música Famous, de Kanye West (que fala justamente sobre isso) “As pessoas chegam a um ponto da fama onde é impossível tirá-las de lá por mais besteiras que elas façam” – não com essas palavras, obviamente, mas esse é o significado da música.

A fama dos negros entre os negros é vista completamente diferente da fama dos negros entre os brancos e isso pode ser percebido no discurso que cada etnia profere sobre o mesmo assunto, quando o negro atinge a fama ele primeiramente é saudado pelos negros, mas dependendo do modo que ele agir dentro dessa nova classe social e cultural – caso não “aja como um branco” – ele começará a ser diminuído por esses que lá já estavam e sua cultura absorvida para o meio branco até que seja dado como um discurso imbecil o de questionar por que rappers brancos fazem tanto ou mais sucesso que negros – e para ser sincero, impossível.

O trabalho e a valorização dele dentro do sistema feito pelos negros é tão bom quanto o feito pelos brancos e é por isso que apontar essas pautas é importante dentro do mercado e mostrar que os negros que lá estão, mesmo que sejam pouquíssimos, estão para ficar e não podem ser negligenciados com críticas de vieses morais que eu sempre escuto na mídia. A ostentação é variante dentro desse mundo e criticar os negros por isso é não olhar para o fato de que na maioria dos casos eles são os primeiros em ascensão da sua família e que passaram a vida vendo tudo que era disponível no mercado sem o dinheiro para tê-las (Eu quero, eu compro – Racionais Mc’s).

Os negros são maioria entre os microempreendedores no Brasil, mas esse número é ínfimo entre os grandes empresários, esse é o reflexo do racismo institucional que demonstra como os investidores não creem na capacidade dos negros de fazerem dinheiro por conta própria – e ainda querem nos fazer crer que só a meritocracia leva as pessoas a fama.

A responsabilidade social dos negros famosos é o que dita o desejo de ascensão dos negros que ainda não chegaram lá e que não sabem por onde começar e desistem de seus sonhos visto a grande pressão do mercado sob o seu trabalho. Tudo que ele conseguir absorver, vai tentar usufruir de você até esgotar e tudo que ele não conseguir, vai marginalizar.

 

20denov

uma homenagem a todos os negros e negras que atingiram o sucesso – que um dia sejamos muito mais!

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s